Anúncios

Com a força é possível coagir as pessoas a fazerem o que você quer. Se utilizar o poder hierárquico, a única alternativa que lhes restará será a subserviência. No entanto, em nenhum desses casos, elas serão persuadidas. O uso de instrumentos de opressão é limitado e frágil. A melhor de todas as armas é, sem dúvida, o argumento. O verdadeiro poder está nas palavras, pois somente com o bom uso delas é que você conseguirá influenciar as pessoas, cultivar bons relacionamentos e contar com a cooperação e o empenho de quem o rodeia. A arte de convencer é, assim, o exercício de uma comunicação eficaz. Com ela, você abre portas para as oportunidades e sobe os degraus para alcançar os seus objetivos. O que eu percebi olhando nas pessoas com quem convivi nesses 11 anos de formado em medicina é que quem se relaciona mais facilmente e domina o poder da argumentação geralmente ocupa os melhores espaços e cria mais chances na vida. Com isso, encurta os caminhos para as conquistas, tanto pessoais quanto profissionais. Se o sucesso é construído aos poucos, a boa comunicação é o alicerce dessa edificação. Aprimorar essa capacidade é um desafio constante e uma tarefa cotidiana para todos. Embora existam pessoas que pareçam comunicadores natos, essa competência não é genética, mas sim adquirida com o tempo, a experiência e muito treinamento.

Entendendo tudo isso quero que você comece a focar em como abordar a importância do desenvolvimento da comunicação interpessoal em seus diversos aspectos e, ao mesmo tempo, enxergando sua relevância no processo de socialização e na busca do conhecimento, fazendo uso de 3 pilares emocionais – a autoestima, a coragem e a determinação. Algumas pessoas se enganam ao pensar que a boa comunicação resume-se na arte de falar em público. Embora seja uma importante ferramenta a ser desenvolvida, ela sozinha tem pouco valor. O aprimoramento da comunicação interpessoal é um processo mais amplo: abrange aspectos comportamentais, questões emocionais, postura corporal, além de aprendizados essenciais como os de saber ouvir, conversar e escrever o mais corretamente possível. A comunicação eficaz é a competência cada vez mais exigida no ambiente de trabalho. A habilidade de persuasão, seja na escrita ou na fala, tornou-se um diferencial competitivo. Hoje, não basta ser dotado de um vasto conhecimento técnico se você não for um expert na arte de lidar com pessoas, principalmente aquelas que adoram discordar das ideias alheias.Cientes disso, as empresas querem contar com colaboradores que sejam também vendedores de conduta, transmissores de otimismo, administradores de conflitos e, sobretudo, promotores de um ambiente de trabalho sadio e produtivo. Para o escritor e filósofo argelino Albert Camus, “a grandeza consiste em tentar ser grande. Não há outro meio”. O desenvolvimento da comunicação interpessoal é o caminho mais curto para o sucesso e um dos principais meios para nos tornarmos grandes e fortes diante dos desafios e obstáculos que, frequentemente, surgem na vida.

A intenção de escrever esse artigo aqui no blog “erudicaoinformativa” é descobrir a energia escondida dentro de você, a valorizar a sua determinação e a sua força de vontade e, sobretudo, a refletir sobre a necessidade de aprimorar a comunicação interpessoal. As pessoas que se expressam com desenvoltura terão mais chances de se sair bem em tudo o que se propõem a fazer.Quem tem dificuldades – pelas mais diversas razões – não pode ficar parado, deve buscar o progresso urgente. Portanto, a partir de agora, tenha como meta melhorar diariamente sua comunicação interpessoal, pois você dependerá dela para encontrar novas chances.

Anúncios

2 Comments on “A árvore das realizações é regada com a confiança em si mesmo e adubada com uma boa comunicação

  1. Pingback: A árvore das realizações é regada com a confiança em si mesmo e adubada com uma boa comunicação – Erudiçãoinformativa

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: