Anúncios

Mapa mental é uma estrutura semelhante à web composta por palavras, figuras ou imagens e linhas criadas com o propósito único de organização visual da informação. O conceito ou tópico principal é situado na parte central dessa estrutura, normalmente escrito em folha em branco e em formato paisagem. A partir do assunto principal, são delineados outros assuntos relevantes. Palavras e ideias sustentam as concepções, que são largamente conectadas aos principais, enquanto que tópicos de menor relevância vão se agrupando até alcançar a última ideia.  

Em linguagem matemática, dizem que mapa mental é um diagrama do tipo teia de aranha, em que determinados experimentos são acrescidos ao diagrama de Venn e Euler. Semelhante a uma aranha real, o corpo principal da equação matemática (igual ao corpo da aranha) poderia se expandir para outros pontos (representando as pernas do aracnídeo). “A ideia de explosão solar” é outro conceito semelhante ao mapeamento mental. Tal qual o sol e seus inúmeros raios, uma ideia pode espalhar-se em diversos conceitos menores, fazendo-a parecer com o próprio sol.

Por exemplo, se o estresse for  tema cen-tral ou principal, os outros conceitos essen-ciais que podem surgir são a definição de estresse, suas teorias e seus teóricos, além de os diversos tipos existentes. Desse ponto, outros subitens também podem irromper tais como os fatores causadores de estresse, seus efeitos e o tratamento. Ainda partindo desse grupo, maiores detalhes poderiam emergir tais como as técnicas de relaxamento para combater o estresse e como ter uma vida sem ele.

O mapeamento mental torna-se mais popular à medida que os anos passam. Comparado aos métodos tradicionais como, por exemplo, o debate e o estudo por meio de anotações lineares, o mapeamento mental mostra-se entre 15% e 20% mais eficaz em ativar a memória e em desenvolver o aprendizado. Muitas pessoas estão também descobrindo que as tarefas tornam-se mais fáceis e os problemas difíceis estão sendo solucionados mais rapidamente quando elas usam o mapeamento mental. Esse fenômeno pode ser atribuído à forma com que o cérebro funciona. Um breve resumo de como ele processa os dados pode revelar o misterioso sucesso do mapeamento mental.

Aqui está:

recebe de diferentes fontes. As informações são armazenadas em um banco de conhecimentos no cérebro, prontas para uso quando se busca por esses dados. Contudo, nem todas as informações recebidas são tidas como importantes. Por isso, somente aquelas consideradas vitais são recuperadas e relembradas pelo cérebro. Quanto às demais informações, elas são normalmente perdidas e esquecidas.

Porém, não é apenas o nível de relevância que está envolvido no registro dessas infor-mações no banco de memórias do cérebro. Entre outros fatores, é possível incluir:

– A saúde geral do cérebro. Não é neces-sário dizer que quanto mais saudável o cérebro for, maior será sua capacidade de reter informação.  Por isso, cuide dele. Forneça-lhe descanso, estímulo e exercício adequados, além de nutrientes e oxigênio suficientes. Proteja- contra traumas e lesões usando protetores apropriados quando necessário.

Anúncios

2 Comments on “Técnicas de mindset

  1. Pingback: Técnicas de mindset – Erudiçãoinformativa

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: