Hoje foi bom, mas amanhã vai ser ainda melhor

Esta é a frase que melhor representa o meu processo de amadurecimento e aquela que compartilho com todas as pessoas à minha volta. Ela aparentemente não representa nada de especial mas, ao mesmo tempo, pode representar tudo.

Algo que aprendi nestes últimos meses e que foi transformador para mim, foi ter a cada manhã, um ritual de agradecimento por tudo o que tenho na minha vida material ou não. Este é o início para o processo de aceitação de nós mesmos.

Quando somos levados a reflectir sobre o que temos e o que não temos na vida, rapidamente a nossa mente se expande e começa a dar menos importância às frustrações do dia-a-dia.

Não acho válido estabelecermos termos de comparação com fulano “A” ou “B” porque por norma, escolhemos sempre pessoas com realidades e vivências opostas à nossa. Sendo assim, o mais pertinente é pensarmos em nós mesmos e fazer uma autoavaliação de tudo o que somos e tudo o que nos rodeia.

Devemos entender que todas as nossas conquistas por menores que sejam, devem ser agradecidas, devem ser apreciadas e, se falamos de objectos ou bens materiais, é extremamente importante fazer sazonalmente uma “limpeza” ao que já não nos atende.

O exemplo que posso usar é o do vestuário. Por vezes guardamos peças de roupa anos e anos sem fim, não fazemos uso delas e elas servem apenas para ocupar espaço. Assim, é extremamente pertinente nos livrarmos dessa carga ao mesmo tempo em que podemos ainda praticar o bem doando as mesmas a quem delas precisa e fará o devido uso.

O mesmo se aplica a outros objetos e bens, se não usa, doe ou venda e limite-se a manter apenas o que usa e tira proveito. Dessa forma está a permitir que o fluxo da vida possa circular correctamente e as “âncoras” que muitas vezes o prendem ao passado são desfeitas.

Leia este livro no Scribd: https://www.scribd.com/book/276726972

Anúncios

Publicado por

marceloreginato

O conhecimento serve para encantar as pessoas, não para humilhá-las.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.