Anúncios

O Erudição Informativa vem com uma nova proposta, com o sucesso do blog resolvemos criar o curso em plataforma EAD de coaching pessoal.

Objetivo do curso (valores extremamente acessíveis)

•Desenvolver o conhecimento próprio.

•Abrir uma visão geral de percepção de possibilidades.

•Identificar padrões de conduta.

•Aumentar o nível de comunicação.

•Aprender a resolver conflitos com rapidez.

•Formar equipe.

•Criar compromisso.

•Criar ambiente harmônico.

•Gerar senso de comunidade.

O coaching ontológico é um processo de aprendizagem. Quando consideramos que os resultados obtidos são insatisfatórios e pensamos que a situação pode ser modificada, entramos neste processo.

Essa expansão global de cursos coaching vem com uma apresentação de atualidade mas desde Sócrates já se dizia que não existe ensinar, mas somente o aprender. E com esta simplicidade descrevemos hoje, a metodologia do coaching. Sócrates ajudava aos demais a aprender, fazendo perguntas ao seu interlocutor e deixando que encontrasse a resposta por si mesmo.

A maiêutica consiste essencialmente em utilizar o diálogo com o objetivo de alcançar o conhecimento.

Ainda que Sócrates nunca tenha sistematizado a maiêutica, podemos com certeza destacar as seguintes fases deste método:

Expõe-se uma questão, que da forma utilizada por Sócrates, podia expressar-se com perguntas do tipo: o que é a virtude? O que é a ciência? Em que consiste a beleza?

O interlocutor responde, e esta resposta é imediatamente discutida ou refutada pelo mestre.

Segue-se uma discussão sobre o tema que resulte ao interlocutor certa confusão. Neste momento, de confusão e desconforto por não ver claro algo que antes do diálogo acreditava saber perfeitamente, é uma condição necessária para a aprendizagem, e Sócrates o identifica como as dores de uma mulher que dará a luz.

Depois deste momento de confusão, a intenção do .método maiêutica é progressivamente chegar a definições mais gerais e precisas a respeito da questão que se está investigando (a beleza, a ciência, a virtude). A discussão termina quando o aluno, com a ajuda do seu mestre, consegue alcançar o conhecimento pre-ciso, universal e estrito da realidade que está inves-tigando. A ideia básica do método socrático de ensino consiste em que o mestre não inculca no aluno o conhecimento, pois rejeita que sua mente é um recep-táculo ou uma caixa vazia em que se podem introduzir distintas verdades; para Sócrates é o discípulo que tira de si mesmo o conhecimento.

A arte da maiêutica implica a teoria platônica da reminiscência, porque considera o discípulo competente para encontrar a verdade dentro de si, supondo que a alma dele já conhecia em algum momento antes de tornar-se ignorante. O coachee não aprende do coach, mas de si mesmo que recebe o estímulo por este, que lhe auxilia a perguntar e a responder por si. Somente em poucas ocasiões o coach fornece solu-ções no sentido estrito. Mais que oferecer respostas, o coach auxilia na formulação de perguntas, ficando à sombra ou num segundo plano, enquanto que o coa-chee é o autêntico protagonista deste sistema.

As perguntas e respostas elaboradas buscam a melhor forma de viver a vida, a mais digna, aquela que contribui para

a finalidade do homem, e isto é alcançado através da conquista de determinadas virtudes, tão necessárias, especialmente entre aqueles que estão em posição de liderança em organizações empresariais. Sua finalidade é a educação através do diálogo. O diálogo procura ajudar a conhecer-nos melhor, assim como as nossas possibilidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Nos ajuda a compreender melhor quem somos e o que queremos ser, e logo, a adquirir as habilidades necessárias para isto. Sócrates, com sua forma particular de interrogar faz uma recriação através de per-guntas com o fim de que o Coachee saia do seu mundo e, encontre-se consigo mesmo tendo uma me-lhor definição de quem ele é e quem poderá ser. O coach pretende que o coachee faça da sua vida o me-lhor dos projetos vitais possíveis e que encontre seu lugar no ciclo da vida.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: